quarta-feira, 6 de junho de 2012

Uma repartição pra lá de Marrakesh




Stella Maris

 
“Israel ataca escritório do Hezbollah no Líbano.” (Reuters)

PROGRAMA PILOTO DE UMA SITCOM A ESTREAR EM BREVE NA FAIXA DE GAZA

CENÁRIO: Uma repartição terrorista, como tantas outras no Oriente Médio. As paredes e ficheiros decorados com buracos de balas e morteiros. Pichações em árabe com ofensas intraduzíveis contra o Estado de Israel. Caricaturas grotescas de Obama, Sharon, Netanyahu e Uri Geller. Fotos autografadas de Ahmadinedjad e Chávez. Uma foto de um adolescente sorridente, óculos fundo de garrafa, coberto de explosivos e a legenda “DESTAQUE DO MÊS”.

O telefone toca. Entra em cena a SECRETÁRIA, envolta numa burka. A CLAQUE pula e aplaude efusivamente dando sabacus nas próprias cabeças e rajadas de metralhadora para o alto.

SECRETÁRIA: Escritório do Hizbollah, Najira falando, bom diam... sim, meu senhor, Alá seja louvado também, meu senhor, sim, sim, que cem mil candirus gigantes penetrem nos soldados de Israel. (Olha para a câmera) O que é candiru?... (Risos) Mas sim... Ainda temos vagas para homem-bomba, sim... O senhor tem experiênciam? Como assim, experiênciam? Experiênciam, ora... O senhor se considera um sujeito tipo, meio estourado? Ah, isso é bom... Amm, e o senhor quando era um radical mirim costumava explodir rabo de vira-latas com catolé?... Amm, sei, mas eram cães judeus? Já é um começo... Amm... O senhor quer saber qual é o salário? Só um minuto... (Tapa o fone com uma mão) Ô, seu Mulá... quanto é que tão pagando por um estagiário-bomba?

Entra em cena o MULÁ, um clone cuspido e escarrado do Aiatolá Khomeini, espumando pela boca e orando uma ladainha com uma lista telefônica na mão trêmula. A claque feminina vai ao delírio aos gritos de “DIVINO! TESUDO E GOSTOSÃO!”.

MULÁ (depois de fazer caretas para as tietes, algumas das quais desmaiam): Depende, minha filha... Segundo as Sagradas Tabelas de Preços, louvadas sejam! o jeton pra mártir principiante está valendo duzentas virgens no Paraíso.

SECRETÁRIA: Alô... olha, pra novato são 200 virgens no Paraíso. Como assim, duzentas? Ammm... No tempo do seu detonado pai, que Alá o tenha, eram 300 dançarinas do ventre experientes? Eu sei, mas a coisa tá difícil pra todo mundo, né moço? Ammm... Como assim popozudas? Amm... só um instante... (tapa o fone com uma mão). Ó seu Mulá, as meninas lá na sucursal do Paraíso fazem o mártir gemer sem sentir dor?

MULÁ: Depende do que ele ofercer à Divina Sede de Sangue do Sempiterno, louvado seja! Ele quer explodir um ônibus biarticulado lotado ou só um moto-táxi? Com quantos quilos de TNT ele se garante? Quantas imprecações contra o Grande Satã ele consegue gritar antes de ir pelos ares? Tem que mostrar eficiência, minha filha! Eficiência perante a Divina Contabilidade, louvada seja!

SECRETÁRIA: Alô, olha... agora a graça alcançada é conforme a produtividade, sabe? Mas olha, vê lá, hein... tem que explodir pra valer, viu? Não vale aparecer aqui sem as pernas e dizer que o serviço ficou pela metade... Não, pagamento adiantado também não dá. Amm... O que eu vou fazer no sábado à noite? Eu vou bombar numa missão suicida, já pus no Youtube até o meu clipe de despedida. Amm... e na sexta? Deixa eu ver na minha agenda...

Uma EXPLOSÃO faz o chão tremer. Uma parte do forro desaba. Poeira pra todo lado.

GERENTE: (Saindo esbaforido do W.C.) Pelos Pêlos Pubianos Encalacrados do Profeta, louvado seja! Essa descarga tava com nitroglicerina? Filhos da Grande Prostituta da Babilônia! Não se pode mais nem obrar em paz nesta terra! Esse escritório tá uma zona! De quem é essa banana de dinamite aqui? E essa família embaixo da mesa? Eu já não disse que aqui não é campo de refugiado? E essa cabeça? Quem foi o estrupício que esqueceu essa cabeça de fuzileiro aqui? Pelos Gafanhotos Devoradores de Hebreus de Kerastásis! Essa cabeça era pra ter ido ao ar ontem! Vocês fazem ideia de quanto tá custando uma degola de 30 segundos em horário nobre? Vocês querem desmoralizar a nossa causa perante a opinião pública, porra? Amaldiçoados e Inférteis sejam até a vigésima geração!

OFFICE-BOY: Dotô, posso saber pra quem é esse sedex-bomba?

GERENTE: Entrega correndo na embaixada do Grande Satã em Tel-Aviv. Antes das 10! E não vai confundir com o quiosque da Secretaria de Turismo do Amazonas, que as bandeiras são todas iguais!

SECRETÁRIA: Escritório do Hizbollah, Najira, bom diam... quer falar com quem? A Rajma? Não, menina, a Rajma não veio trabalhar hoje não. Ainda devem tar catando os pedacinhos dela. Sabe como é? (Confidenciando) Parece que o namorado dela sofria de detonação precoce. Amm...

OFFICE-BOY: Dotô, e esses desenhos engraçados cheios de sujeitos de pijama?

GERENTE (todo prosa): São minha contribuição pro concurso de charges antissemitas. Entrega no escritório dos Caricaturistas Mártires de Al-Kartoom.

OFFICE-BOY: São de Shoah de rir, dotô!

SECRETÁRIA: Escritório do Hizbollah, Najira, bom diam... é aqui mesmo... quer ser mártir, sei... quer estrear explodindo numa chuva ma-ra-vi-lho-sa de fogos de artifício multi-co-lo-ri-dos... sei... a gente tá pagando 200 virgens no Paraíso. É... virgens. Amm... se pode trocar por 200 tuaregues barbudos, suados e saradões?... Acho melhor nem perguntar uma coisa dessas pro seu Mulá... isso aqui é um escritório fundamentalista, ouviu? O senhor quer o quê? Que a gente se exploda? Com todo prazer, meu senhor!

LOCUTOR: E agora nossos comerciais, numa oferta de Khalil M. Gehbara, “elegância na hora de estourar”. Pedreira do Azize, “artigos para intifadas e apedrejamentos em geral”. E Instant Bear, “barba & corpo peludo ao alcance do mártir adolescente.”

Uma sirene de ataque aéreo. A TV sai do ar. Fade off.