domingo, 15 de abril de 2012

Além da Cúpula de Las Américas

Foto oficial do 1º Fórum Transamericano de Lortos (Bairro Castro, Pelotas)

Por Stella Maris

Todo ano é o mesmo roteiro maçante: Cúpula das Américas ali, Fórum Econômico de Davos acolá e outra penca de encontros turísticos de potentados, cujo único resultado prático são aquelas indefectíveis “cartas de intenções” – sempre extraviadas nel mezzo del camin.

Mas nem só de temas soporíferos, como a nova aflição social do Bono Vox, vive o mundo dos meetings. Noutros quadrantes rola muita coisa interessante em eventos alternativos e descolados. Confira e programe sua próxima escala de turista militante: 

Congresso de Pessoas Altamente Preocupadas com a Saúde

“Hipocondríase” é palavra proibida neste fórum. Pergunte a qualquer um dos presentes, em meio a test-drives em UTIs móveis, degustação de antibióticos, sorteios de clisteres king-size, leituras dramáticas de bulas, pré-vendas de novos comprimidos anti-morte-súbita e eleição do melhor lugar da cidade para se vomitar: “O Sr.é hipocondríaco?”; Resposta: “Não, minha filha. Graças a Deus essa é a única doença que eu não tenho”. 

Confraternização Global dos Misantropos, Ermitões e Insociáveis Crônicos 

Embora os ingressos tenham esgotado, ninguém apareceu. Fiasco só comparável ao do Congresso Internacional dos Procrastinadores de 1968, cujos participantes mais afoitos prometem finalmente ir no ano que vem – se tudo conspirar a favor. 

Fórum Nacional dos Imitadores de Paulo Francis 

Essa espécie ameaçada de extinção desde a morte do jornalista mantém acesas as chances de trabalho de qualquer imitador fuleiro, como Tom Cavalcante e João Kléber. O que seria dessa raça sem um Maluf, ou um Sílvio Santos para arremedar? 

Reunião Secreta dos Grandes Mestres do 171 

Oportunidade única para os trouxas e otários que superpovoam o planeta aprenderem as mumunhas da alta malandragem. Ao som interminável da musiquinha do filme “Golpe de Mestre”, um full hand de workshops sobre toda variedade de expedientes com os safos e bambas. Milhares de curiosos compraram os ingressos da última edição pela Internet.  E, que supresa – era tudo golpe.

Rodada Intercontinental de Estudos Irrelevantes 

Discutir o sexo dos anjos é matéria levada muito a sério nesses acalorados debates sobre “Oceanografia Tibetana”, “Urbanismo Cigano”, “Geografia do Vaticano”, “Kama Sutra para Abstinentes”, “Instituições Revolucionárias” e “Perlocutória da Escatotécnica”. A mesa-redonda mais aguardada será o polêmico painel “Se em Sodoma eles praticavam sodomia, que diabos faziam em Gomorra?”